sábado, 2 de maio de 2015

UM BRUXO A FRENTE DE UM PARTIDO

E já se passou um bom tempo desde a Anapirata (Assembléia Nacional do Partido Pirata). Foi um evento inesquecível, onde avançamos para um programa que a meu ver, é o mais libertário e avançado do país. Sem contar que foi maravilhoso conhecer ao vivo pessoas que sempre admirei, e mudar minha opinião sobre outras que não simpatizava tanto. Por outro lado, foi um evento cansativo, principalmente para os que como eu, passaram o sábado e domingo praticamente inteiros debatendo as propostas, da manhã até a madrugada. Pra quem não sabe, fui eleito Coordenador Sul lá. Antes de mais nada portanto, agradeço o voto de confiança dado pelos piratas do sul. Eis justamente aí uma grande demonstração de que o Partido Pirata é extremamente progressista. NUNCA neguei minha fé para quem quer que seja dentro dos debates. Ou seja, é conhecimento comum que sou Wiccano e pratico Bruxaria. E mesmo assim fui posto em uma tarefa que é estratégica dentro do partido. Inclusive tem pessoas que quando estamos debatendo citam "Ah, você é o bruxo!". Nós pagãos (situação provavelmente comum às demais minorias religiosas), sabemos muito bem como somos discriminados, e que no geral é mais seguro manter em segredo nossas crenças dentro da maioria dos diversos ambientes sociais onde estamos. Conheço inclusive, pagãos que são líderes de outros partidos, mas que escondem suas crenças para não irem parar nas fogueiras da ignorância (que no caso da política seria desde perder espaço até ser expulso). Eu pelo contrário, nunca escondi que sou bruxo e inclusive sempre levantei a bandeira do Estado Laico que defende o direito à religião e não religião, citando para isso que eu mesmo faço parte de uma minoria religiosa. Estive nesse intuito entre os que criaram um grupo no face de debate aberto sobre Estado Laico, e aproveitando inclusive deixo o convite a todxs pagãos e demais minorias religiosas que quiserem se somar a este debate de forma autônoma no grupo, ou mesmo aos que quiserem conhecer o partido em si e quem sabe estar conosco nessa construção coletiva. Vão ser muito bem vindos. Voltando ao raciocínio: ver um bruxo dentro da Coordenação Nacional do partido somente mostra o quanto o Piratas é realmente plural e respeitoso, criador sobretudo de uma cultura política nova de tolerância, na prática cotidiana. Max Arcano, da Comissão Nacional do Partido Piratas do Brasil RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem Guarani Kaiowá