quinta-feira, 18 de julho de 2013

Medo da Magia

Não é um tema habitual, a magia. Mesmo quem a pratica tem suas restrições ao modo do outro e sua prática. Assim como doutrinas pentecostais, não existe uma única definição ou poder centralizador de magos e magas.
Também não existem normas regulatórias de nossas ações. Nossa consciência é o que nos dá o limite entre a pura magia e a outra magia. Qual a Pura? Para mim é muito fácil definir:
     "Magia iluminada é aquela que jamais consideraria sequer imaginar qualquer encanto, ato ou feitiço capaz de intervir no sagrado direito de todos os seres, o de seguir sua própria intuição e vontade, mesmo que isto fosse fundamental para o que julgamos indispensável para nossa     felicidade. Magia de luz é aquela que trabalha e instrui seres elementais sempre na direção de sua evolução, seu progresso, sua harmonia. Magos brancos buscam, com seus encantos, o conhecimento e a evolução. Não materialidades, nem soluções práticas para problemas terrenos, satisfação de instintos sejam lá quais forem eles. Porque magos não fazem petições, fazem agradecimentos de todas as bençãos e graças recebidas, anulam feitiços com cinzas e água, e concedem a seus praticantes o feitiço máximo: O da compreensão, aceitação e evolução. Com todos os dissabores e imperfeições, os magos do bem são, intimamente, felizes."
Mesmo assim, falar em magia provoca medo, temor. Bruxas ainda pagam o preço das calúnias medievais. Mesmo auto-declarados caólicos, são muitos, mas muitos mesmo que já tiveram alguma experiência com seitas ou doutrinas que admitem a comunicação com outros planos,Aqui no Brasil, algumas vertentes do Candomblé adotam sacrifícios animais em seus rituais. Outras tornaram o elemental Exú um fanfarrão ou fanfarrona a beber, fumar e esbravejar, ou ao menos afirmam serem estes personagens exús. Já tomaram passem em casas espíritas, frequentaram cartomantes, despacharam oferendas.
Mas estas pessoas tem medo de magia. Mesmo já tendo percorrido a ciranda das possibilidades, temem as bruxas e bruxos. A magia branca, que trabalha com suas velas, incensos, flores, frutas, pentagramas e caldeirões. A magia que proporciona aos elementais da natureza harmonizarem-se em seus elementos e propriedades. 
A cada um segundo sua crença? Entendimento? A cada um, os impedimentos dos encantos e espectros que lhes fazem temer encantos singelos, pedindo pela paz, pela sabedoria, pelo conforto íntimo? 
Encantos são simples, fáceis e rápidos em seu manuseio. O maior empecilho dos encantos é que eles tem que começar pela alma, pela vontade e desejo intenso de transformação.
Encantos são feitos a partir de grãos de areia, desde que a determinação de mudança já esteja instalada na alma de quem o deseja.



Um comentário:

  1. Magia. Vi uma filme uma vez em que uma "Bruxa" descrevia um local em sua casa em que um personagem perguntou se era magia Branca ou Negra, ele respondeu: Nem uma nem outra, era apenas magia... As energias estão soltas pelo universo, elementais, entidades, cada qual dá seu apelido, porém o mais importante é, que seja sempre pro bem, pois a lei do retorno não falha.
    Belo Texto.
    JM BLues César

    ResponderExcluir

Mensagem Guarani Kaiowá