Apropriado das antigas comemorações pagãs, o Beltane remonta o antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa a e seu consorte. Os povos celtas, bretãos, gauleses entre outros, comemoravam, em 31 de outubro o fim do inverno. O casamento dos Deuses tinha então o caráter simbólico do final do inverno, da chegada da primavera, da possibilidade da agricultura, da fartura. A fertilidade, então, era encarada como abubdância de alimentos, de caça, e não apenas da procriação humana.
O Beltane deriva dos antigos festivais Druidas de celebração do Fogo e do fim do inverno, com o retorno do sol, que tinha similitude nas Florálias romanas, dedicadas a Flora, Deusa sagrada das Flores, quando os romanos queimavam óleos e guirlandas a Plutão (Hades, na mitologia grega), Deus do submundo que escondia-se com o início da primavera.do pelo catolicismo ocidental transformou a expressão 'paganismo' em 'associação com o demônio', e a data de 31 de outubro, o Beltane do hemisfério sulno ridículo dia das bruxas. O dia dos protetores da terra, água, ar e fogo, ou seja, dia dos elementais, foi apropriado como dia de todos os santos. E por fim, o dia de homenagear os ancestrais, quando os pagãos comemoravam com danças, poesias, jogos e canções sagradas, já que para eles a morte era apenas a passagem para outra dimensão, foi tristemente transformada no dia de chorar pelos mortos.
Hoje, a celebração de Beltane é feita por vários grupos, que seguem rituais que tem em comum a fogueira, as oferendas de frutas, flores, incensos, óleos, vinho e mel. Alguns grupos preferem o por do sol, outros aguardam a lua. Os locais variam da beira do mar, rios, lagoas ou alto de montanhas, podendo inclusive ser feitos em locais fechados. é comum o traçado do pentagrama cercado pelo círculo, com a ponta que representa o espírito voltado para o ponto cardeal onde nasce o sol.
A cerimônia de Beltane, realizada aqui no Hemisfério Sul é o momento correto para energizar o anel de energia a ser usado no dedo indicador direito, a taça ritual. Nos dias que antecedem a celebração, é aconselhavel a abstenção de carnes, álcool, drogas, cigarros, emoções de baixo teor vibratório. Após a cerimônia, porém, é comum a confraternização com carne animal e bebidas alcólicas. Mas é fundamental evitar os excessos, já que os sonhos tidos durante a noite deverão ser analisados pelo grupo, e servirão como oráculo pelo período até a próxima celebração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário